PERFIL COMPLETO DOS PALESTRANTES

ANA CARLA HARMATIUK MATOS. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía. Tutora in Diritto na Universidade di Pisa-Italia. Professora na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente do IBDCivil. Diretora Regional-Sul do IBDFAM. Advogada militante em Curitiba. Conselheira Estadual da OAB-PR.

 

ANA CAROLINA BROCHADO TEIXEIRA. Doutora em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito Privado pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela Scuola di Diritto Civile - Camerino, na Itália. Professora de Direito Civil do Centro Universitário UNA. Coordenadora editorial da RBDCivil. Advogada. 

 

ANA FRAZÃO. Professora Associada de Direito Civil, Comercial e Econômico da Universidade de Brasília - UnB, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Advogada, árbitra e parecerista. Ex-Conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE (2012-2015). Ex-Diretora da Faculdade de Direito da UnB. Graduada em Direito pela UnB, Especialista em Direito Econômico e Empresarial pela FGV, Mestre em Direito e Estado pela UnB e Doutora em Direito Comercial pela PUCSP. Autora de livros e artigos jurídicos sobre Direito Civil, Direito Comercial e Direito Econômico. Dentre os prêmios já recebidos, destaca-se o de Jovem Comercialista do Ano, concedido pelo IDSA - Instituto de Direito Societário Aplicado em 2015.

 

ANA LUIZA MAIA NEVARES. Doutora e mestre em Direito Civil pela UERJ. Professora de Direito Civil da PUC-Rio e coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu de Direito das Famílias e Sucessões da PUC-RIo. Membro do IBDFAM, do IBDCIvil e do IAB. Advogada.

 

ANTONIO ZANETTE. Advogado. Mestre em Direito pela UFRGS. Professor e Coordenador da pós-graduação em Direito Agrário e do Agronegócio da FMP. Membro Consultor da Comissão de Direito Agrario e do Agronegócio do CFOAB. Consultor da UNESCO.

 

CARLOS KONDER. Professor associado do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor (2009) e mestre (2005) em Direito Civil pela UERJ. Especialista (2009) em Direito Civil pela Università di Camerino (Itália). Bacharel (2003) em Direito pela PUC-Rio. Autor de Causa e tipo; Contratos Conexos; e co-autor de "Fundamentos do direito civil, vol. 3 - Contratos; Princípios contratuais aplicados ;Direito civil constitucional; Dilemas de direito civil-constitucional; Código Civil interpretado conforme a Constituição da República, além de artigos em periódicos especializados.

 

CONRADO PAULINO DA ROSA. Advogado. Pós-Doutor em Direito – UFSC. Presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB/RS. Professor do Curso de Direito da Faculdade do Ministério Público – FMP. Autor de obras sobre direito de família, sucessões e mediação de conflitos. 

 

DANIEL BUCAR. Doutor e Mestre em Direito Civil UERJ. Professor de Direito das Sucessões IBMEC/RJ. Advogado.

 

DANIELA MUCILO. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino, na Itália. Professora de Direito Civil e coordenadora da pós-graduação em Direito de Família e das Sucessões da Faculdade de Direito do Sul de Minas e da pós-graduação Direito de Família na Faculdade Damásio. Advogada.

 

DANIELE CHAVES TEIXEIRA. Advogada e Parecerista. Doutora e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Pesquisadora Bolsista no Max Planck Institut für Ausländisches und Internationales Privatrecht, na Alemanha. Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino, na Itália. Especialista em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio. Professora de cursos de pós-graduação de Direito.

 

FERNANDA TARTUCE. Doutora e Mestre em Direito Processual pela USP. Professora no programa de Doutorado e Mestrado da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Coordenadora e professora em cursos de especialização na Escola Paulista de Direito (EPD). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Advogada, mediadora e autora.

 

FERNANDO RENÉ GRAEFF. Doutor e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito de Família pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e advogado atuante nas áreas de Direito de Família e Sucessões e de Direito Empresarial.

 

JOÃO AGUIRRE. Advogado. Pós-doutor em  Direito Civil pela USP. Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Presidente da Comissão de Direito de Família e das Sucessões da OAB/SP. Presidente da Comissão de Ensino Jurídico do IBDFAM.

 

JULIANO MADALENA. Professor de Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público, onde também coordena a Pós-Graduação em Direito Digital. Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Advogado.

 

LUCIANA BRASILEIRO. Advogada. Mestre e Doutora em Direito Privado pela UFPE. Vice Presidente da Comissão de Direito e Arte do IBDFAM.  

 

MARCELO TRUZZI. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pós-Gradução da Escola Paulista de Direito (EPD) e da Atame (Brasília, Goiânia e Cuiabá). Presidente da Comissão dos Advogados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Direito de Família-SP (IBDFAM/SP). Advogado. Autor de obra jurídica e artigos doutrinários em revistas especializadas.

 

MARCOS EHRHARDT JR. Doutor pela UFPE. Mestre em Direito pela UFAL. Professor de Direito Civil da UFAL. Professor de Direito Civil e Direito do Consumidor do Centro Universitário CESMAC. Pesquisador visitante do Instituto Max-Planck de Direito Privado Comparado e Internacional (Hamburgo/Alemanha). Líder do Grupo de Pesquisa CONREP/UFPE. Editor da Revista Fórum de Direito Civil (RFDC). Diretor Nordeste do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCIVIL). Membro do IBDFAM e do IBERC. Advogado. 

 

MÁRIO DELGADO. Doutor em Direito Civil pela USP e mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pela UFPE. Professor titular da FADISP e professor de Direito Civil na EPD. Diretor do IASP e Presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do IBDFAM. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e do Instituto de Direito Comparado Luso Brasileiro (IDCLB). 

 

MICAELA BARROS BARCELOS FERNANDES. Doutoranda em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito da Empresa e Atividades Econômicas pela UERJ. Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela UERJ. Pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa pela FGV/RJ. Graduada em Direito pela UFRJ. Advogada e professora no Rio de Janeiro. Membro das comissões de Direito Civil e de Direito da Concorrência da OAB RJ.

 

PAULO LUIZ NETTO LÔBO. Doutor em Direito Civil, pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Emérito da Universidade Federal de Alagoas. Advogado. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Federal da OAB. Atua na área de Direito, com obras publicadas principalmente em Direito Civil. Líder do Grupo de Pesquisa "Constitucionalizações das Relações Privadas".

 

ROBERTA MAURO. Mestre e Doutora em Direito Civil pela Uerj. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Puc-Rio. Ex-aluna do Programa de Negociação (PON) da Universidade de Harvard (2016). Advogada.

 

RODRIGO TOSCANO DE BRITO. Doutor e mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Civil da UFPB e UNIESP. Advogado.

 

ROLF MADALENO. Mestre em Direito e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Advogado especialista em Direito de Família e Sucessões, Professor de Direito de Família e Sucessões da Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul, Diretor Nacional do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), Ex-Vice-Presidente do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), Ex-Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE), Ex-Tesoureiro da OAB/RS, Conselheiro Secional da OAB/RS, triênio 2007-2009.

 

SERGIO NEGRI. Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e Inovação da mesma Instituição. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino (Itália). Coordenador do NEAPID-UFJF (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Pessoa, Inovação e Direito). 

 

SIMONE TASSINARI CARDOSO FLEISCHMANN. Professora do mestrado, doutorado e graduação da UFRGS, advogada, mediadora de conflitos, atua na área do planejamento sucessório, sendo responsável pelo Projeto de Pesquisa Família, Sucessões, Mediação de Conflitos e empresas. Coordenadora do grupo de pesquisa em Direito de Família e Sucessões da UFRGS. Mestre e doutora em Direito pela PUCRS Secretária adjunta do IBDFAM/RS. 

 

VIVIANE GIRARDI. Advogada especialista em direito de família e Sucessões. Doutora pela USP, Mestre pela UFPR e Especialista em Direito Civil pela Universidade de Camerino, Itália. Conselheira e atual vice-presidente da AASP. Coordenadora da Comissão Nacional de Jurisprudência do IBDFAM, associada da Associação Internacional de Juristas de Direito de Família (AIJUDEFA) e do IBDCivil. Palestrante e autora de livros e artigos em direito civil.